Um mês atrás, John MacArthur organizou uma conferência intitulada "Fogo Estranho" (em inglês "Strange Fire"). A conferência opunha-se ao chamado "evangelho da prosperidade" e, com ele, os excessos da "carismania."[1] Mas em algum lugar pelo caminho tudo o que é carismático e continualista foi varrido na conversa da conferência, acendendo, também, um estranho incêndio online.
A conversa causou a uma série de perguntas dos ouvintes do podcast Ask Pastor John. Antes de embarcar em um vôo para o Oriente Médio, John Piper concordou de colocar em campo algumas das perguntas, especialmente:
- Se você é um continualista (que crê que os dons sobrenaturais do Espírito continuam ainda hoje), por que tais coisas não são mais frequentemente visíveis em seu ministério?
- Por que você não parece convencido o suficiente ao ponto de advogar que outros busquem pelos dons de línguas e profecias hoje?
- Como você define a profecia contemporânea?
- Há abusos carismáticos que precisam ser abordados?
Aberto, Cauteloso, ou Defensor?
Na conferência, Piper foi caracterizado como aberto aos dons, mas não um advogado deles ou um encorajador para que outros busquem os dons para si mesmos. Isso é um mal entendido, diz Piper. "Eu defendo a obediência à 1 Coríntios 12:31: 'procurai com zelo os melhores dons.' E eu defendo a obediência à 1 Coríntios 14:1: 'procurai com zelo os dons espirituais, mas principalmente o de profetizar.' E eu defendo a obediência à 1 Coríntios 14:39: 'Portanto, irmãos, procurai, com zelo, profetizar, e não proibais falar línguas.' Eu quero que os Cristãos de hoje obedeçam a esses textos."
E Piper busca, ele mesmo, obedecer estes textos. "Eu oro pelo dom de profecia quase tão frequentemente como eu oro por todas as coisas, antes de me levantar para falar." Esta oração por profecia é um desejo de pregar sob uma unção, para "dizer coisas em concordância com as Escrituras, e sujeitas à Escritura, que não estão no meu esboço ou na minha cabeça enquanto eu me dirijo ao púlpito, e nem que pensei antes, como o que viria à minha mente, ou o que tocaria de maneira extraordinária, para que 1 Coríntios 14:24-25 aconteça."
Mas tem Piper advogado pelos dons, como o de profecia, de forma satisfatória durante as décadas em que tem pastoreado e escrito? "Meu esforço para priorizar pode ser imperfeito, mas a minha resposta é que eu tento viver de acordo com o que vejo no texto e advogo por ele na medida como eu o vejo em relação a todas as outras coisas que eu prego."
Uma amostra de seu ministério demonstra a consistência de Piper tanto em sua definição de profecia quanto em seu encorajamento para que outros busquem o dom (confira em 1981, 1990, 1991, 2004 e 2013). [em inglês]
O que é profecia hoje?
A visão de Piper sobre profecia levanta outra questão. Se MacArthur acredita que o dom de profecia cessou, quais provas exegéticas teria Piper para argumentar o contrário?
Quatro textos cruciais vieram à mente de Piper. Primeiro, 1 Coríntios 14:29 parece indicar que a profecia no Novo Testamento permanece na era da igreja, mas não como uma profecia que está no mesmo nível de autoridade da Escritura. É fundamentalmente um tipo diferente de profecia.
Em segundo lugar, 1 Tessalonicenses 5:20-21 faz a mesma conclusão. Esta passagem indica que o discernimento da profecia na igreja local assume uma forma diferente. "Vocês não estão escolhendo entre pessoas aqui [falso profeta/profeta verdadeiro], parece-me o mesmo em 1 João 4:1. Ao invés disso, vocês estão escolhendo entre o que eles dizem [verdadeira profecia/falsa profecia], o que vocês não fariam se eles falassem com uma autoridade infalível e inerrante como a da Escritura."
"A questão aqui é que alguns na igreja estão desprezando não os profetas, mas as profecias. Agora, qual o porque disso? Provavelmente porque elas às vezes são esquisitas. Desprezeis é uma palavra muito forte. Paulo diz: 'não desprezeis.' Então, alguém na igreja em Tessalônica está dizendo: 'Olha. Você nos disse que a profecia é um dom de Deus. Francamente, nós não gostamos do que estamos ouvindo, porque é estúpido. É esquisito. Elas estão dizendo coisas que são bizarras'. E assim eles tendem a desprezá-las. E Paulo parece estar tentando evitar que as pessoas joguem fora o bebê das profecias verdadeiras junto com a água do banho dos esquisitos."
Em terceiro lugar, 1 Coríntios 11:4-5 encoraja profecias das mulheres na igreja. Piper disse: "Eu não vejo como mulheres profetizando na assembleia se encaixa numa autoridade infalível, do nível da Escritura, na medida que Paulo proíbe que esse tipo de autoridade seja exercida sobre os homens por mulheres na igreja em 1 Timóteo 2:12. Assim, o fato de que as mulheres são incentivadas a fazer isso, e ainda assim são orientadas a não exercer autoridade sobre os homens, diz-me que temos alguma coisa acontecendo aqui, além daquilo que seria uma autoridade do nível da Escritura."
O quarto texto, 1 Coríntios 13:8-10, é "um argumento bem claro, eu creio, de que os dons de profecia e línguas irão continuar até que Jesus volte. E parece-me que a razão pela qual eles passam, como é dito ali, é precisamente porque eles são imperfeitos; eles não possuem uma autoridade no nível da Escritura. O versículo nove fala que nós profetizamos ek meros (grego para 'em parte'), assim como uma criança tentando raciocinar, pensar e falar. Quando ele crescer e se tornar um homem, na idade certa, ele não precisa mais desse tipo de ajuda."
Estes poucos textos não resolvem todos os problemas, mas eles se combinam para estabelecer uma base exegética legítima para uma continuidade do dom de profecia, que se distingue do nível autoritário da profecia da Escritura, a qual é um canal único de profecia a ser discernido e abraçado na igreja local saudável.
Abusos carismáticos?
Observando de forma mais ampla a Igreja hoje, Piper estava ansioso para abordar os abusos e excessos carismáticos (carismania). "Mas", ele começou, "nós realmente precisamos ter em mente que todo abuso carismático tem seu reflexo em abusos não-carismáticos. Nada do que eu vou dizer é exclusivo para os carismáticos. Em alguns desses casos, a igreja não-carismática é mais culpada que a carismática."
Ele abordou quatro abusos em particular: doutrina, emoção, discernimento e finanças.
Abusos Doutrinários
"Há muitos abusos doutrinários na igreja carismática, onde a experiência é elevada acima da doutrina, e a doutrina é tratada de forma minimamente importante. Eu acho que este é um grande defeito em muitas igrejas carismáticas. O medo é o seguinte: se você tentar estudar a Bíblia com vistas à montar uma visão de doutrina coerente, você vai extinguir o Espírito, e você não vai ter tanta vitalidade em seu coração, porque a mente e o coração estão em contradição um com o outro. Isso é um erro, eu creio, e é um abuso tornar a experiência inimiga da - ou a alternativa para a - doutrina."
Ele compartilhou um exemplo com exclusividade. "Eu estive em reuniões proféticas com grupos carismáticos, onde a Bíblia foi tratada como o rastilho da bomba para estes fenômenos. Então, o que você realmente quer numa sala como esta são alguns fogos de artifício: você quer que alguém caia, ou que alguém ria, ou que alguém trema, ou que alguém levante as mãos, ou que alguém ouça uma palavra de profecia extraordinária como, o homem de camisa vermelha vai para a Argentina na próxima semana, e ninguém poderia saber disso, além do profeta. Você quer que tudo isso aconteça. E aí, o que você faz com a Bíblia? Você usa-a como quem despeja água em uma bomba d'água. Todo mundo sabe que você não se importa com o texto, você não se preocupa com o sermão; você está usando o sermão para nos preparar para os fogos de artifício no final. Aonde eu via isso acontecendo, eu sabia que estavamos em apuros. Eu sabia que não importa que tipo de fogos de artifício estavam chegando eles iriam ser distorcidos e mal utilizados porque o orador, o responsável, não estava centrado em Deus, exaltando a Cristo, saturado pela Bíblia."
Abusos Emocionais
Em segundo lugar, Piper tratou dos abusos emocionais.
A verdadeira profecia não é demonstrada na loucura emocional, mas em organização (1 Coríntios 14:29). "Se você é um profeta verdadeiro, se você tem o Espírito Santo, se você é real, [...] você pode sentar e esperar sua vez. O fruto do Espírito Santo é paciência, bondade, mansidão, gratidão e auto-controle. Então, sente-se Sr. Profeta, e espere a sua vez.
"E eu acho que há um monte de pessoas que não pensam dessa forma. Eles não pensam que os princípios instruídos biblicamente de bom comportamento devem triunfar sobre os êxtases de uma pessoa que está, digamos, falando em línguas ou profetizando", disse ele. "A aplicação da Palavra é o que governa a vida na igreja, e não a influência emocional de algumas pessoa fortes em certos momentos."
Estes abusos doutrinários e emocionais podem ser corrigidos.
"Pense em todos os erros doutrinários da história da Igreja. Aqueles não eram carismáticos, de modo geral. Pense em todas as igrejas tradicionais que morrem hoje, com todas as suas aberrações morais e doutrinárias. Elas não são carismáticas. E pense na morte emocional em milhares de igrejas evangélicas e tradicionais não-carismáticas. Estes são os abusos emocionais mortais. E nós precisamos nos lembrar de que, se miramos na igreja carismática por causa de coisas que estão acontecendo lá, doutrinária e emocionalmente, devemos nos lembrar dos reflexos, que são igualmente mortais, e que estão acontecendo entre as igrejas não-carismáticas também."
Para reiterar este segundo ponto, Piper disse: "Há abusos emocionais na igreja não-carismática, nomeadamente a ausência de emoção, o que é provavelmente mais mortal do que os excessos."
Abusos de Discernimento
Outro abuso é a falha em diferenciar as profecias genuínas das vazias. Isto ajuda a explicar por que Paulo diz: "Não desprezeis as profecias. Examinai tudo. Retende o bem." (1 Tessalonicenses 5:20-21).
"Essa é uma linguagem muito forte", comentou Piper. "E eu creio que é porque algumas dessas pessoas estavam reivindicando falar por Deus, e isto resultou em patetice. Eles não estavam falando por Deus. E isso resultou em um retrocesso emocional na igreja. A igreja disse: 'Nós não queremos isso.' E Paulo estava tentando salvar a profecia de ser varrida totalmente, dizendo: 'Ei, espera um minuto. Discirna o que é bom aqui e discirna o que é ruim aqui. Não jogue tudo fora. Faça distinções nas várias reivindicações para torna-las seguras.'"
Mais uma vez, Piper compartilhada da sua experiência. "Eu já recebi profecias por muitas vezes, e duas delas eram apenas esquisitices. Foi tão difícil naqueles dias [de início de ministério] levar a profecia a sério. Eu clamava junto com as pessoas que estavam começando a 'desprezar as profecias.'"
"Uma advogada certa vez profetizou sobre mim quando a minha esposa estava grávida e disse: 'Seu quarto filho será uma menina, e sua esposa vai morrer no parto.' E aquela advogada com lágrimas disse-me que ela estava triste por ter de me dizer aquilo. Então eu fui para casa e fiquei de joelhos e disse: 'Senhor, eu estou tentando fazer o que você disse aqui em 1 Tessalonicenses 5:20-21. E, francamente, eu desprezo o que aquela mulher acabou de dizer.' Provou-se que o meu quarto filho era um garoto, e eu soube, assim que ele nasceu, que essa profecia não era verdade, e então eu parei de ter quaisquer dúvidas sobre a vida da minha esposa. Ela ainda está comigo agora, trinta anos depois. Esse é o tipo de coisa que faz você desprezar a profecia."
Essa incapacidade de discernir profecias dentro das igrejas carismáticas tenta os outros a simplesmente ignorar todas as profecias definitivamente.
Abusos Financeiros
Finalmente, existem os abusos financeiros. O texto-chave aqui é 1 Timóteo 6:5. Alguns falsos mestres dentro do movimento carismático "imaginam que santidade significa ganhos."
"Então, é possível ter um dom de ensino ou um dom de cura, uma espécie de dom notável que é tão popular que você faz milhões de dólares. E você começa a se sentir digno de todas as roupas luxuosas, carros luxuosos, casas luxuosas, jatinhos luxuosos e acomodações luxuosas em hotéis, transformando santidade em um meio de lucro, e justificando-a pelo fato de que você é muito talentoso e que muitas pessoas estão se beneficiando a partir do que você diz. Para estes Paulo dizia: 'Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína' (1 Timóteo 6:9)."
"Minha alternativa é pregar o 'Hedonismo Cristão', que diz: busque contentamento em Deus, não nas coisas. 'Mas é grande ganho a piedade com contentamento. Porque nada trouxemos para este mundo, e manifesto é que nada podemos levar dele. Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes' (1 Timóteo 6:6-8)."
Mas este tipo de abuso, também, pode ser transformado. "Nós tendemos a pensar nos carismáticos, quando pensamos em pessoas que abusam das finanças desta forma. Tudo que você tem a fazer é observar a Twittersphere[2] para saber que este não é o caso. Ali vemos a mesma quantidade de líderes não-carismáticos usando seu status como um líder espiritual eficaz para conseguir um monte de dinheiro, e acumular um monte de dinheiro, e demonstrar que eles têm um monte de dinheiro. E eu quero dizer que ali há um monte de pastores carismáticos simples, honestos, humildes e vivendo com modestos salários que são menos culpados do que muitos não-carismáticos quando se trata de abusos financeiros."
Não estamos em pé de guerra
Em cada ponto, é certamente equivocado singularizar os carismáticos, diz Piper. "As formas carismáticas dos abusos doutrinários, abusos emocionais, abusos de discernimento, abusos financeiros, todos têm seus reflexos em igrejas não-carismáticas." Para carismáticos e não-carismáticos da igual modo, "todos nós estamos sob a palavra de Deus e todos nós precisamos de arrependimento."
Mas esses abusos carismáticos permanecem. Então, como esses excessos são melhor policiados? Como os cristãos atualmente são protegidos contra os abusos da igreja carismática? É através de livros e conferências centradas no ataque?
"Eu não estou em pé de guerra contra os carismáticos. Eu estou em uma cruzada para espalhar a verdade. Eu estou espalhando em todos os lugares a verdade Calvinista centrada no evangelho, exaltando a Cristo, saturada de Bíblia, e eu vou empurrá-la no rosto de cada carismático que eu puder encontrar, porque o que eu acredito é que, se eles abraçarem o sistema bíblico de doutrina que está realmente ali, ele vai trazer todas as suas experiências para a órbita certa, em torno do Sol desta verdade."
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[1] N.T. A palavra original do texto em inglês era "charismania" uma aglutinação (óbvia) de "charismatic" e "mania", ou seja, a "mania carismática". Preferi colocar dessa forma para manter o trocadilho original ao texto.
[2] Conjunto de ações do twitter. O próprio "universo" dessa rede social.
Originalmente publicado como: "Piper Addresses Strange Fire and Charismatic Chaos".
Traduzido e revisado por Felipe Cruz de Melo.
By Tony Reinke/John Piper. ©2013 Desiring God Foundation. Website: desiringGod.org
Piper aborda o Fogo Estranho e o caos carismático
ResponderExcluirQue Deus seja louvado pela sabedoria, discernimento e graça de Jonh Piper qto a este assunto.
ResponderExcluirSimples, profundo e verdadeiro.